O que é Conciliação na solução de um conflito?

A principal proposta da conciliação é um acordo. É uma primeira aproximação entre as partes que precisam solucionar um conflito. Possui procedimentos próprios, com técnicas, princípios e estratégias. O conciliador deve procurar ordenar os pensamentos, as reflexões, através de planos práticos, para buscar o entendimento. O conciliador é uma terceira pessoa, imparcial, que ajuda as partes a tomarem uma solução viável, procura uma superação das divergências. As partes envolvidas, necessariamente precisam estar dispostas à solução, caso contrário, o acordo feito através da conciliação, não surtirá efeitos, e o caso precisará ser resolvido judicialmente.

As partes são auxiliadas a assumirem uma posição ativa diante de seus próprios problemas e o conciliador indicará o procedimento que deverá ser seguido. É uma oportunidade para aprender a gerenciar melhor também a própria vida. A procura por uma solução diferenciada e facilitadora ocasiona a melhora na qualidade de vida. A conciliação dá-se pelo seu caráter transformador dos sentimentos, onde a solução, na realidade, será encontrada pelas próprias partes, com o auxílio do conciliador. Contudo, é preciso preparo do conciliador e dos procedimentos que serão adotados. Sem dúvida, a conciliação procura um acordo, no entanto, não é apenas isso, busca resolver uma diferença entre as partes, onde todos saem ganhando.

A imparcialidade também é uma das grandes características do conciliador. Importante ressaltar que o conciliador não decide, mas seu auxílio acaba por influenciar na tomada da decisão, por isso que precisa estar preparado para não privilegiar nenhuma das partes. A conciliação cabe em qualquer tipo de conflito, contanto que seja Sendo assim, configura-se em um instrumento de exercício da cidadania, já que educa, facilita e ajuda, enquadrando-se como um componente das transformações jurídicas da modernidade. O juiz da nossa Comarca tem a intenção de criar um Posto Avançado de Conciliação na sede do Poder Legislativo Taioense.

Mande suas sugestões ou dúvidas para o e-mail: advogada@lidianeleite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário